31 de dezembro de 2007

Adeus 2007 – Último Passeio do Ano ( SW Alentejano )


Aproveitando os excelentes dias de Sol que têm feito no encerrar este ano de 2007, eis que não podia despedir-me do mesmo, sem efectuar um último passeio. Até porque constantemente estou a rever-me na frase desse grande motociclista / viajante Pierre de Sousa Lima:

“ … Não tento explicar às pessoas porque é que ando de mota. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível .. ."

Fiz-me novamente á estrada na manhã de Sábado, dia 29 de Dezembro de 2007. O meu destino era o SW Alentejano, tendo como objectivo estar pela hora de almoço por Vila Nova de Milfontes.
Localidade essa que tinha visitado á pouco tempo, juntamente com um amigo que me acompanha nestes meus passeios / viagens ( Ricardo Coração de Leão ) e sua bela montada Honda CBR 600 RR. Foi por altura de um encontro com pessoal do Fórum Viajar de Moto, entre eles: Paulo Fernandes, João Geraldes, ….

Fiz 1/3 do percurso por autoestrada a demoninada “ Via do Infante “ ou autodesignada pela Estradas de Portugal.E.P. – A22.
Estabeleci uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 130 km/h, já a precaver-me contra eventuais viaturas descaracterizadas da Brigada de Transito da G.N.R., que circulam em maior número nestas alturas festivas de Natal e Ano Novo. E fui apreciando a paisagem possível ao longo do percurso desta autoestrada que compreende o troço de Faro a Bensafrim, pelo meu lado direito a Serra Algarvia recortando o céu azul e do meu lado esquerdo um espreitar aqui e além do azul do mar.
Chegado a Bensafrim tomei a E.N.120 em direcção a Aljezur e deliciando-me até esta localidade com belas curvas de bom piso que serpenteiam o encontrar da Serra do Espinhaço de Cão com o litoral da Costa Vicentina.
Parei apenas em Aljezur para reabastecer e cumprimentar um grupo de FJR´s que efectuavam o percurso no sentido inverso, para de seguida voltar a fazer-me á estrada com vista a alcançar o objectivo pretendido – Almoçar em Vila Nova de Mil Fontes.

Cheguei a Vila Nova por volta das 13h, aproveitei para tirar umas fotos e procurar um local para efectuar o repasto, que desta feita foi no Botequim do Xico uma substancial dose de Carne de Porco á Alentejana.
Voltei á estrada com o objectivo de visitar o Cabo Sardão, que o fiz e onde tive de submeter a CBF a um percurso mais destinado a máquinas com vocação trail, mas correu tudo pelo melhor e sem registo de qualquer acidente ou susto de maior.

De seguida fiz rumo por estradas regionais até á Zambujeira do Mar. Tive oportunidade de passar junto á Herdade do Touril de Baixo, que recomendo para quando quiserem fazer turismo rural por estas bandas do SW Alentejano e para quem quiser tirar as dúvidas, basta visitar: http://www.wonderfulland.com/

Chegado à Zambujeira do Mar, localidade que passou a ficar muitíssimo conhecida, devido ao facto de receber todos os anos em Agosto, um dos maiores festivais de música do nosso País: O Sudoeste.
Talvez se devesse a isso e por ser um Sábado, mesmo quase ás portas da Passagem de Ano, mas esta localidade estava coberta de visitantes.
Tempo houve da minha parte para mais umas fotos á belíssima praia da Zambujeira do Mar e para tomar um cafezito numa das convidativas esplanadas frente á dita praia.

Voltei á estrada e fiz rumo a casa, apenas voltando a parar já na A22 na estação de serviço de Lagos para reabastecer, tomar mais um café e calçar a balaclava, uma vez que com o cair da noite o frio fazia sentir-se.

Cheguei a casa com mais 393 kms efectuados e com a mesma sensação de que voltava a partir de imediato, justificado pela tal frase:

“ … Não tento explicar às pessoas porque é que ando de mota. Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível .. ."

FimVotos de Bom Ano de 2008, preenchidos com muitas viagens