22 de dezembro de 2007

Viagens na Minha Terra : Passeio Estremoz


Venho por este meio relatar mais um dos meus passeios / viagens pelo nosso Portugal.Desta feita foi pelo nosso Alentejo, com a minha "Maria" ( Raquel ) e com um grupo de amigos... os tais das RR´s que começaram a ganhar juizo.




Foram as actrizes principais desta viagem de dois dias:

1 Honda CBF500 ( a minha )
1 Honda CBR600RR ( do Ricardo )
1 Suzuki GXR600R ( do Rudolfo )
1 Suzuki GXR750R ( do Eduardo )
1 Yamaha YZF600R ( do Machadinho )

Saimos de Faro do ponto de encontro do costume ( parque de motos do Centro Comercial Fórum Faro ), depois de algumas instruções sobre o percurso, bem como regras para andar de moto em grupo.

E lá somos... era lindo de ser ver a CBF a comandar as operações e o amigo Ricardo a fazer de "carro vassoura". E eu pensando com os meus botões esta malta das RR´s não se vai aguentar muito tempo, ou pelas costas ou por querer dar-lhes gás ao cavalos que têm por debaixo daquelas carenagens... mas para minha surpresa a lei a ordem foi mantida por toda a nossa viagem.

Primeira paragem para o cafezito e cigarradas da ordem em Castro Verde e eis logo que aquela pacata vila alentejana veio a rua ver a nossa belissima caravana de 2 rodas passar.

Seguimos em direcção a Serpa onde estava a nossa espera um repasto já agendado no famoso "Lebrinha", local afamado por ser onde se obtêm a melhor imperial do Alentejo.

A turpe almoçou, bebeu ( com moderação ) e conviveu.E eis que há saida da respectiva cervejaria tinhamos uma comitiva da Guarda Nacional Republicana que nos alertou para a sua boa disposição, pois caso contrário estariamos todos autoados por termos deixado as nossas princesas em cima do passeio, apesar de não estorvarmos a circulação dos peões... mas como disse estavam bem dispostos.

Seguimos viagem para Évora, essa linda cidade alentejana em que o seu centro histórico é patrimóniio da humanidade.Paramos como era de esperar na Praça do Giraldo, onde houve lugar a mais um cafezito.

Voltamos á estrada e retomamos a direcção de Estremoz pela E.N.18 que nos permitiu passar junto a Évoramonte ( lindissima ).

Chegamos por fim a Estremoz, onde ficamos hospedados no hotel Imperador. Na recepção do mesmo procuramos saber onde poderiamos jantar e eis que a recepcionista com a face do rosto todo avermelhado e nós a pensarmos que a Srª tinha apanhado um escaldão, nos diz para irmos ao "Pixa Negra" Chegados ao dito... "Pixa Negra", uma agradavel taberna restaurada, podemos deliciar essas iguarias alentejanas... fantastico repasto que durou para mais de 3 horas.

Dia seguinte e nova etapa.
Saimos de Estremoz com destino a Ficalho, passando pelas excelentes curvas da Serra da Ossa e seguindo pelas planices do Alentejo.

Paragem para abastecer na Amareleja ( que consta ser um dos mais quentes do Alentejo na estação de Verão ). Realmente não se passava mesmo nada nessa terra a não ser um ou outro "compadre" alentejano que nos acenava á nossa passagem sempre tranquila.

Almoçamos em Ficalho e seguimos em direcção á fronteira entrando em Espanha por Rosal de la Frontera.

Somos seguindo de "poblado em poblado" até Ayamonte, mais a litoral.Aproveitamos como é óbvio para rebastecer antes de sair de Espanha, pois "noutros hermanos" pagam muito menos por esse liquido que faz mover as nossas princesas.

Finalmente chegados a Faro, com a memória cheia de lindissimas paisagens e vontade repetir quanto antes por outros destinos... e claro os nossos companheiros das RR´s a queixarem-se das costas e com cada vez mais vontade de trocar as suas montadas por outras com uma vocação mais turistica.

Fim