6 de fevereiro de 2008

2ª Descida do Guadiana

Depois de na semana passada ter disfrutado de um fantástico passeio de dois dias na companhia de elementos do CBF Portugal por terras do Alqueva, passeio esse que apelidamos de “Viagem á Terra dos Al´s”, da qual já se pensa numa 2ª Edição ainda mais a Sul ( Algarve ).
Eis que no dia 03 de Fevereiro estava agendado com malta do Fórum V-Strom uma Descida do Guadiana.
Descida essa, que eu já tinha realizado uma parte dela, nomeadamente desde Alcoutim até á Foz de Odeleite apenas na companhia da minha pendura, pois esta região fascina-me por completo.

Ao todo juntamo-nos 12 Motos e umas 18 pessoas ( contando com penduras ): umas quantas Suzuky V-Strom DL650 e DL1000, mais duas Honda Transalp, uma Triumph Tiger 955i e a belíssima e sempre fantástica CBF 500, que neste leque de trails, era a uníca estradista.

Primeiro ponto de encontro, parque de motos exterior do Centro Comercial Fórum Algarve ás 7h30m. O dia apresentou-se apesar das previsões várias de chuva, com um Sol tímido, que teimava em levar de vencido as nuvens mal encaradas que se opunham.
Seguiram comigo até ao 2º ponto de encontro, no inicio da estrada nacional nº 2, uma V-Strom DL650 e a Triumph Tiger, onde aguardamos cerca de 10 a 15 minutos pelos restantes companheiros.

Partimos em direcção a S.Brás de Alportel pela dita nacional nº 2, onde fizemos a primeira paragem para alguns tomarem pequeno almoço e café, pois teríamos que estar de olhos bem abertos para efectuar a estrada até Almodôvar, serpenteada de curvas e de excelente piso que deliciou por completo alguns dos convivas de Lisboa que a faziam pela primeira vez.

Em Almodôvar, nem paramos, tomamos de seguida a direcção de Mértola pela nacional nº 267, tendo chegado a dita vila museu pouco depois das 11h.
Descansamos as máquinas junto ao rio Guadiana por minutos, suficientes para tirar umas fotos ,esticarmos as pernas e dois ou três dedos de conversa.

Voltamos á estrada em direcção ao Pulo do Lobo, pela nacional nº 122, seguindo depois por uma estrada municipal de bom piso até Amendoeira, onde ai nos esperava um estradão de terra batida até á Herdade do Pulo do Lobo, numa extensão que rodaria os 5 kms neste tipo de piso.
A CBF não se fez rogada e com a calma necessária, segui tranquilamente por esse estradão no meio das trails que me acompanhavam.

Valeu a pena fazer o estradão, pois o Pulo do Lobo é uma verdadeira beleza natural.

Após as fotos da praxe e da distribuição de umas bolachas, gentilmente oferecidas pelo casal: Carlos North e a Marga, voltamos pela mesma estrada até Mértola, para de seguida tomarmos a nacional nº 265 em direcção a Serpa, mas cortando antes em Moreanes para Corvos, onde tnhamos almoço marcado.

O restaurante muito simpático e sobretudo barato, pelo que a refeição completa com sobremesa e café ficou-nos por 10€ o capacete.
No almoço juntou-se a nós mais um casal, que apenas veio efectuar a refeição connosco, não seguindo depois na sua FJR o restante passeio.

Após o almoço voltamos á E.N. 265 e fomos visitar Mina de São Domingos, onde podemos visitar a praia fluvial que ai existe e a referida mina, numa visita que não pôde ser mais demorada, dado que a chuva fez a sua primeira aparição do dia.

Voltamos á estrada, para iniciarmos o regresso e apenas voltamos a parar já em Alcoutim, quase ao cair da noite, tempo que houve para mais umas fotos e dai foi descer sempre junto ao Guadiana até Foz de Odeleite.
Local onde fizemos as despedidas, o mais rápidas possível, pois a chuva voltava a cair, com maior intensidade.

Tomei o IC27 em direcção a Castro Marim e dai a A22 debaixo de uma chuva intensa que tendia a não parar.
Cheguei a casa por volta das 19h30m, cansado, mas super feliz por mais 353 kms na companhia da minha CBF 500.

Fim